quarta-feira, 5 de maio de 2010

Artes: Fazendo uma Maquete

Objetivos
1) Observar o que a arquitetura e o urbanismo trazem significados culturais e sociais.
2) Utilizar a linguagem da maquete como registro de pesquisa de campo.
Ponto de partida
Os textos sobre Arquitetura (Finalidade e Significado) do site Educação, servirão para iniciar o tema. Utilize também o texto sobre Escala, em Matemática.

Comentário
A principal função deste projeto é a iniciação à ocupação real de um espaço, a visualização de uma planta baixa, de uma fachada em dimensões reais, mesmo que em menor escala, os alunos poderão ver o volume. Para tanto, é interessante que os alunos já tenham (ou estejam) estudando conteúdos em matemática tais como, geometria plana, fórmulas de área e perímetro.

Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos.
2) Dividir os alunos em grupos de quatro, pois a maquete exige uma distribuição de tarefas a fim de melhor detalhar a mesma.
3) Os grupos deverão escolher uma edificação para representar, de preferência alguma que eles possam ter acesso à planta baixa.
4) Trabalhar com o terreno real do projeto, fotografar, desenhar (croquis) e observar suas barreiras naturais (aclives, declives, ondulações).
5) De posse de uma cópia da planta baixa e dos registros, elaborar a maquete, que pode ser feita com sucata, por exemplo.

Produto Final
A maquete.

Sugestões
1) Os alunos podem realizar, se possível, um trabalho de observação de implantação de um edifício num terreno, de colocação de vidros, de ventilação externa e interna etc, isto ajudará na realização da maquete.
2) Seria interessante um trabalho conjunto com a disciplina de matemática.
3) Sugestão de material para a confecção da maquete:
· Papelão ondulado (caixas de presente, caixas de sapato...)
· Papel higiênico molhado (muito bom para representar volume, secar com secador de cabelos)
· Argila

*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Postado por: Jaqueline Viesseli

Nenhum comentário:

Postar um comentário