quarta-feira, 5 de maio de 2010

Artes: Máscaras

Objetivos
1) Entender a finalidade da máscara na representação teatral.
2) Confeccionar máscaras utilizando atadura gessada.

Comentários
A confecção de máscaras pelo homem remonta à Antiguidade. Sociedades indígenas e africanas, por exemplo, faziam máscaras para serem usadas em rituais religiosos. A partir da Grécia antiga, a máscara passou a ser usada também no teatro. A máscara esconde a pessoa para dar lugar ao deus, ao personagem.

Material
O texto Teatro Grego do site Educação é um bom ponto de partida para conhecer a origem do teatro.
Para a confecção da máscara:
· Atadura gessada (vendida em farmácias);
· Bacia com água;
· Folhas de jornal e/ou revista;
· Cola branca;
· Massa corrida para interiores;
· Lixa;
· Tinta látex branca (um galão de ¼ é suficiente para preparar tinta colorida para 20 alunos);
· Corantes (cores variadas).

Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos sugeridos.
2) Atividade prática, formar duplas de alunos, pois um poderá aplicar a atadura gessada no rosto do outro colega.

Atividade
Confecção da máscara:
1) Cortar a atadura em pedaços pequenos (4 X 2 cm mais ou menos) e mergulhe-os na bacia com água.
2) Cobrir o rosto com a atadura, deixando livre os olhos, a boca e as entradas das narinas.
3) Esperar 5 minutos para secar. A máscara se soltará com os movimentos da bochecha e da testa. Lavar o rosto em seguida.
4) Cole pedaços de papel por toda a superfície da máscara de ambos os lados. Utilize o pincel para passar a cola, não se preocupe com o acabamento ainda.
5) Depois que a cola estiver seca, cubra a parte de fora da máscara com massa corrida. Deixe secar.
6) Lixar sobre um pano úmido.
7) Pintar com tinta látex branca. Deixe secar.
8) Desenhe detalhes com lápis e pinte. As tintas coloridas são obtidas misturando-se a tinta látex branca com corantes.

Observação
É conveniente passar vaselina nos cílios, sombrancelhas e onde começam os fios de cabelo para facilitar a retirada da máscara. Também é interessante colocar-se ao menos três camadas da atadura gessada para que a peça fique mais firme ao ser manuseada. Soprando-se para cima, além dos movimentos da bochecha e da testa, a retirada do molde do rosto é mais rápida. Se houver necessidade de se fazer outra máscara igual, pode-se cobrir um dos lados com papel alumínio antes de colar os papéis em várias camadas. Estas devem ser feitas com papéis diferentes para que se possa perceber o início de cada uma delas. Em seguida, após secagem, retira-se esta parte deixando a de gesso só para molde. O papel alumínio (que será a parte interna) poderá, depois ser pintado com uma das cores da parte externa.

*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Postado por: Jaqueline Viesseli

Nenhum comentário:

Postar um comentário