terça-feira, 25 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

É certo que a filosofia tem um papel muito importante para a educação, pois, além de mostrar como ter novas interpretações e visão do mundo, tem também uma finalidade pedagógica.
Para Ghiraldelli, filósofo brasileiro, está havendo uma banalização geral sobre a educação, professores e escola.
Em geral os filósofos dizem que a filosofia, ora fundamenta, ora justifica a teoria da educação. Ghiraldelli até adota essa posição, mas, diz em um de seus livros "filosofia da educação” que deve haver uma compreensão em relação a esses fatores para uma curta-reflexão que conduza a um crescimento concreto.
A educação entra com um projeto de transformação na sociedade e com a possibilidade de trabalhar para a democratização, luta contra a seletividade, discriminação e rebaixamento do ensino das camadas populares.
Temos que lutar por uma educação de qualidade, mas evitar que seja conduzida por interesses dominantes "quando não pensamos, somos pensados e dirigidos por outros".
Que a educação não seja um assunto banal, que todos possam refletir e com base nisso fazer com que essa sociedade seja formada por homens e não robôs.

Postado por: Daniela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário