terça-feira, 25 de maio de 2010

O prazer da leitura





Segundo o Dicionário Aurélio o termo conhecimento diz respeito ao “o ato de conhecer”, ter o conhecimento é ter noção, informação e saber.
Todos nós desde que nascemos adquirimos conhecimento, alguns em menor grau outros em maior. Dizer que se tem conhecimento, não é apenas saber cinco línguas diferentes, saber todas as contas matemáticas ou até mesmo ter gravado em sua memória todo o dicionário, mas sim, ter sabedoria para aplicar e utilizar tal conhecimento.
Em todas as fases de nossa vida, seja quando crianças, adultos ou velhos, somos influenciados pelo mundo, o conhecimento que construímos pode ser adquirido em diversas coisas: através de nossas relações sociais, através de um filme que assistimos, através de palestras, conversas informais e até mesmo um livro.
O livro é para mim um dos meios mais fascinantes e intrigantes de se adquirir o conhecimento. Este objeto nos proporciona muito mais do que nos apercebemos; é um mundo de palavras e imagens que nos fazem viajar pelo universo infinito.
Existem vários tipos de livros: romances, científicos, religiosos, didáticos, de entretenimento; todos eles têm a sua importância, todos nos proporcionam saberes. Os livros são o registro escrito, do que existe à nossa volta, do que a nossa imaginação é capaz de produzir.
Tais livros, não importa qual seja, não importa se a pessoa que o lê é homem, mulher, criança, adulto ou velho pois o mais importante é que “o ler” é para todos.


Intertextualidade nas figuras.
O texto acima,demontra de forma significativa a relação que há entre as três figuras expostas anteriormente. Estas três figuras tem como elemento em comum: a figura de um livro. Este livro representa o conhecimento que pode ser adquirido independente da idade ou época que você viva.

Postado por: Viviane Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário