quarta-feira, 5 de maio de 2010

Português: Análise de contos

Objetivos
1) Analisar e identificar o gênero Conto;
2) Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros ou estrangeiros;
3) Identificar aspectos e características do gênero;
4) Caracterizar a forma condensada do conto, isto é, que apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos.

Ponto de partida
Leitura de contos, exemplo, Natal na barca, de Lygia Fagundes Telles. Escolher outros contos de autores conhecidos, diversificando temas para serem abordados.

Estratégias
1) Dividir a classe em grupos e selecionar com os alunos contos de diversas épocas e autores (brasileiros ou estrangeiros);
2) Cada grupo deve analisar a estrutura de um conto escolhido e determinar as temáticas existentes em cada um;
3) Serão propostos os seguintes tópicos para análise:
Elementos estruturais da narrativa
• Conflito e clímax;
• Espaço: físico ou geográfico; social (ambiente);
• Tempo: cronológico, psicológico e a técnica do flash-back;
• Caracterização das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
• Narrador: observador ou personagem. Análise de perfil.
Sugestões de atividades
Os alunos podem produzir textos a partir de temáticas abordas: encontros e desencontros; fantasias, descobertas, imaginação, moral, mistério, etc. Essa atividade ganha maior interesse se for desenvolvida nos últimos anos do Ensino Fundamental e também Ensino Médio.

Sugestões de leitura
"Para Gostar de Ler: Contos", vários autores (volumes 8, 9 e 11- Contos Universais), Editora Ática.

*Fátima Rodrigues é professora de língua portuguesa do Colégio Rio Branco (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário