quarta-feira, 5 de maio de 2010

Português: Concurso de Poesia - Livro do Aluno

Objetivo
Organizar um "Livro do Aluno", resultado de um concurso de poemas realizado em toda a escola.

Justificativa
A realização de um concurso de poesia estimula a escrita e os valores implicados no ato de escrever, como a socialização, a criatividade, o auto-conhecimento e a capacidade de reflexão e de expressão. A recolha dessa produção num livro faz com que os resultados desse trabalho possam ser compartilhados com a comunidade.
Ponto de partida
O Concurso de Poesia será realizado com a ajuda de grandes poetas. Trechos de seus versos serão tomados como epígrafes para os textos dos alunos.

Sugestões de textos
(...) Uma parte de mim é multidão Outra parte estranheza e solidão Uma parte de mim é permanente Outra parte se sabe de repente. (Fragmento de "Traduzir-se", de Ferreira Gullar)
Para quem vai O relógio faz tic-tac. Mas para quem vem (ouça, verifique) o relógio faz tac-tic. ("Ida e volta", de José Paulo Paes)
Ou se tem chuva e não se tem sol, Ou se tem sol e não se tem chuva! (Fragmento de "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles)

Estratégias
1) Marcar uma data e um horário para a realização do concurso de poesia.
2) Instituir um júri de três professores (podem ser também "jurados de honra", convidados).
2) Cada estudante recebe uma folha pautada, na qual estão o ponto de partida e as instruções (referentes ao tempo de duração da prova, ao limite de linhas e à obrigatoriedade de ser um texto escrito em versos).
3) Findo o tempo, o professor recolhe as folhas.
5) O júri se reúne e escolhe os poemas mais interessantes de cada sala.
6) Os poemas selecionados passam por uma revisão e formam uma antologia, na qual deve constar a epígrafe que lhes deu origem e o nome e a série de cada autor.

Comentário
A depender do alcance da atividade, pode-se pensar em editar o livro, artesanalmente ou numa gráfica, e fazer um evento de lançamento do "Livro do Aluno", numa manhã de autógrafos, por exemplo, com a presença de toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário