quarta-feira, 5 de maio de 2010

Português: Ditado Lacunado

Objetivos
• Refletir sobre as relações entre som e letra na língua portuguesa.
• Refletir sobre regularidades e irregularidades ortográficas.
• Grafar e acentuar corretamente as palavras.

Ponto de partida
Escolher o texto que será objeto da reflexão sobre grafia e acentuação das palavras. Nesse plano, utilizaremos o texto O ballet da ortografia, de Leon Eliachar, mas há muitas possibilidades.


Texto completo para reflexão inicial

O ballet da ortografia

Às vezes quero dizer que saí e mandam botar acento no "i",
porque se tirar o acento, quem sai não sou eu, é o outro
- e é aí que está a diferença. Falam-me de
ditongos, em hiatos, em dissílabos e proparoxítonas - palavras
que me trazem amargas recordações de uma infância
cheia de zeros. Quando vou a uma festa, nunca sei se devo dançar
com "ç" ou com "s". Só depois dos primeiros
passos é que percebo que quem dansa com "s" não
sabe dançar. E quem sabe dançar fica cansado, com "s",
pois só analfabeto se cança com "ç". Buzina
é com "z", mas quem pode me garantir que se eu businar
com "s" ninguém vai ouvir? Caçar é com
"ç", mas também tem cassar com "ss"
- mas isso se explica: caça-se um bicho e cassa-se um documento.
Só não se pode cassar o documento de um sujeito que esteja
caçando sem documento. Que a língua portuguesa tem seus
truques, lá isso tem: o próprio truque, com "que"
é uma adaptação do "truc" francês,
provando que o truque brasileiro tem um certo "q". Mas isso
não impede que o balé brasileiro seja dançado em
francês, pois a palavra "ballet" impressionava mais, tanto
que a usei no título. Mas vamos deixar isso pra lá que é
falando que a gente se entende e não escrevendo.
(ELIACHAR, Leon. O Homem ao Cubo).


Sugestão de texto lacunado para aplicação do ditado

O ballet da ortografia

Às vezes quero dizer que saí e mandam botar ______________
no "i", porque se tirar o ____________, quem sai não
sou eu, é o outro - e é aí que está a diferença.
Falam-me de ditongos, em hiatos, em _________________ e proparoxítonas
- palavras que me trazem amargas recordações de uma ______________
cheia de zeros. Quando vou a uma festa, nunca sei se devo _____________
com "ç" ou com "s". Só depois dos primeiros
passos é que percebo que quem dansa com "s" não
sabe __________. E quem sabe ___________ fica cansado, com "s",
pois só analfabeto se cança com "ç". ____________
é com "____", mas quem pode me garantir que se eu ____________
com "__" ninguém vai ouvir? Caçar é com
"ç", mas também tem cassar com "ss"
- mas isso se explica: _________-se um bicho e ___________-se um documento.
Só não se pode __________ o documento de um sujeito que
esteja ___________ sem documento. Que a língua portuguesa tem seus
truques, lá isso tem: o próprio truque, com "que"
é uma adaptação do "truc" ___________,
provando que o truque brasileiro tem um certo "q". Mas isso
não impede que o balé brasileiro seja dançado em
____________, pois a palavra "ballet" _____________ mais, tanto
que a usei no título. Mas vamos deixar isso pra lá que é
falando que a gente se entende e não escrevendo.

Estratégias
1. Antes de realizar o ditado, é necessário ler o texto uma vez e discutir com os alunos a questão da grafia das palavras, mostrando, a partir dos apontamentos da turma, que há na língua algumas regularidades, que devem ser observadas na escrita, e irregularidades, nesse caso o jeito é memorizar a grafia ou recorrer ao dicionário.

2. Depois da leitura e conversa inicial, a atividade do ditado pode ser aplicada. Cada aluno recebe uma folha com o texto lacunado. Em seguida, a professora realiza a leitura do texto e os alunos completam os espaços.

3. A correção pode ser feita na lousa ou com o uso de transparência. O importante é deixar os alunos apresentarem suas hipóteses e refletir sobre a grafia e como solucionar as dúvidas em cada caso. Pode-se montar um mural com as conclusões da turma.

Comentários
É possível realizar ditado lacunado para cada tipo de regularidade ortográfica. É bom ter um arquivo com textos mais adequados para cada assunto e na hora do estudo diversificar as atividades. O ditado lacunado com letras de música também é muito interessante.

*Patrícia Cordeiro Sbrogio é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e é professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino do Estado de São Paulo

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