quarta-feira, 5 de maio de 2010

Português: Texto Embaralhado

Objetivos
• Estruturar textos de forma coerente e coesa.
• Refletir sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e construção do sentido do texto.

Ponto de partida

Texto completo : Garoto linha dura

Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola
de bico por cima do travessão, a dita foi de contra a uma vidraça
e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço
e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo
pai.

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e
a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de
ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não
confessasse o seu crime.

O pai chamou o Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?

Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha
a mínima idéia. O pai achou que o menino estava ainda sob
o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: - Pedrinho,
quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? - e, ante a negativa
reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu
prometo não castigar você.

Diante disso, Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou:

- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

- Você tem certeza?

- Juro.

Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam
ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução
e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas - quando o pai fez
ameaça - Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo,
rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha
idéias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

- Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado.
Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender à
porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

(Stanislaw
Ponte Preta, Dois amigos e um chato. São Paulo, Moderna,
1995.)


Texto embaralhado

É necessário xerocar o texto em uma folha mais resistente do que a sulfite, depois é preciso recortar e montar um jogo para cada dupla ou trio da turma. Coloque os pedacinhos de texto em um envelope.

Garoto linha dura

Na hora em que o jantar
ia para a mesa, o pai tentou de novo: - Pedrinho, quem foi que quebrou a
vidraça, meu filho? - e, ante a negativa reiterada do filho, apelou:
- Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

Quando o pai chegou,
perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho,
mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia
que a criança não confessasse o seu crime.


O pai chamou o Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?

Papai, esse menino
do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando
ele vier atender à porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.


Terminado o jantar
o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo, rumou para a casa do vizinho.
Foi aí que Pedrinho provou que tinha idéias revolucionárias. Virou-se para
o pai e aconselhou:

- Diante disso, Pedrinho,
com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou:

- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

- Juro.

- Pedrinho balançou
a cabeça e respondeu que não tinha a mínima idéia. O pai achou que o menino
estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Aí o pai se queimou
e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo.
Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra
de remorso. Apenas - quando o pai fez ameaça - Pedrinho pensou um pouquinho
e depois concordou.

Deu-se que o Pedrinho
estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão,
a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola
debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado
pelo pai.

- Você tem certeza?


Estratégias
1) Organizar os alunos em duplas ou trios e entregar um envelope com texto embaralhado para cada grupo. Em seguida, oriente os alunos sobre a importância de observar atentamente cada parágrafo antes de montar o texto. Durante a realização da tarefa, observe as hipóteses levantadas pelos alunos para no momento da correção retomar dúvidas quanto à coesão e sentido do texto.

2) Realizar a correção oralmente e anotar na lousa as hipóteses e dúvidas da turma. Em seguida, entregue um texto completo para cada grupo e deixe que façam as correções e compreendam as escolhas do autor.

3) Retomar estudo sobre coesão e uso dos sinais de pontuação para construção dos sentidos do texto a partir do desempenho da turma.

Comentários
Após a montagem do texto, seria interessante propor algumas questões de interpretação e sugerir que os alunos continuassem o texto mostrando o que aconteceu quando o vizinho abriu a porta.

*Patrícia Cordeiro Sbrogio é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e é professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino do Estado de São Paulo

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