terça-feira, 18 de maio de 2010

Serviço e Amor...

Anne Sullivan, grande história a dessa mulher! Deveríamos falar mais sobre sua contribuição para a educação, afinal, bons exemplos devem ser seguidos.
Muitos educadores são constantemente lembrados, Maria Montessori, Emília Ferreiro, Paulo Freire, entre outros. Todos colaboraram para o desenvolvimento da educação; deixaram suas marcas...
Dentre os citados, quero ressaltar Paulo Freire, um inovador da educação! Lutou a favor da educação libertadora, seu nome é conhecido no mundo por adotar a postura de um idealizador da educação, favorecendo jovens e adultos trabalhadores, dos quais aprenderam a ler para tornarem-se cidadãos capazes de refletir, questionar, sendo capaz de adotar uma postura política.
Esse grande educador fez a diferença na vida de muitas pessoas, a pedagogia perderia muito sem sua colaboração.
Anne Sullivan deixou fortes impressões na vida de uma criança, que no futuro se tornou uma “grande mulher”.
Helen Keller, conhecida mundialmente por ser escritora, conferencista e a primeira pessoa com tripla deficiência a frequentar uma universidade. Sua história comove ao ver a força de vontade que desenvolveu ao longo da vida, superação total! Porém, sem o compromisso de uma singela professora, está história, nunca seria contada.
Nunca me esqueço... Certo dia alguém sem perceber minha presença, expressou a seguinte frase: “No meu ponto de vista, pedagogia é um curso para pessoas medíocres”.
É uma pena que a visão de muitas pessoas limita-se apenas a mediocridade de uma vida passageira, de retornos que passam, de relacionamentos que não priorizam, de objetivos inalcançáveis, de famílias esquecidas, de horas a menos de sono, de choro sem causa...
A busca desenfreada apenas pela estabilidade financeira tem feito as pessoas valorizarem algumas profissões e desprezaram outras. Infelizmente a pedagogia tornou-se alvo desse tipo de pessoa.
Esquecem de que essa tarefa, de educar, exige: sacrifício, perseverança e acima de tudo amor, ou seja, é para poucos. Talvez “essas pessoas”, nunca seriam capazes de “vestir essa camisa”. Paulo Freire diz: “Não se pode falar de educação sem amor”.
“Eu sou um intelectual que não têm medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo”.
Nada mais gratificante para um professor, ver uma criança feliz porque aprendeu a ler. Se fosse só isso bastaria, no entanto a vida de um professor é totalmente mudada quando ele passa a doar-se, e ver os resultados... cada criança é uma possibilidade de futuro!
Encanta-me ouvir história de pessoas de sucesso, assim como a de Helen Keller. Motiva-me saber que nada na pedagogia é impossível. Que posso fazer a diferença na vida de um aluno. Anne Sullivan e Paulo Freire são exemplos de amor e serviço.
Ser professor é servir tanto!!
Termino com a frase de Mahatma Gandhi: “quem não vive para servir... Não serve para viver”.

Postado por: Rejane Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário