terça-feira, 25 de maio de 2010

Uma aula apenas...

No dia vinte oito de março de dois mil e dez, a professora Gildene começou suas atividades semanais fazendo a chamada. Alguns alunos solicitaram que retomasse a explicação a respeito do portfólio reflexivo, que produziremos, integrando assim todas as disciplinas do currículo.
Assim que terminou de fazer a chamada, explicou que deveríamos semanalmente registrar as aulas: como está sendo nossas experiências e quais nossas reações, como isso interfere ou colabora na minha vida pessoal e como desenvolvi academicamente com os novos conteúdos adquiridos.
A professora retomou os objetivos da disciplina, ponto por ponto. Relembrou-nos que nesse semestre estamos estudando a teoria, que é um passo importante para nos desenvolvermos como futuros educadores. Ao produzirmos o portfólio, estamos refletindo a respeito dos valores que temos adquirido ao longo das nossas experiências, sendo assim, estamos nos aperfeiçoando para lidar com vidas.
Ao estudarmos os elementos da educação, há uma interdisciplinaridade entre as matérias. Ela continuou... É a Filosofia que estuda a axiologia (conjunto de valores éticos, espiritual etc.) e esta intimamente ligada com a sociologia, pois somos resultado do meio em que vivemos. A psicologia que estuda o comportamento e como isso fará com que o aluno se comporte ao enfrentar os desafios, e como “eu” professor posso intervir para que haja um crescimento total no aluno.
Foi uma aula de reflexão. Fui remetida ao segundo semestre de dois mil e sete, quando cheguei ao UNASP, para fazer meu primeiro ano de pedagogia.
Despreparada, não consegui ver a importância que as disciplinas aqui citadas contribuiriam para o meu desenvolvimento como futura educadora. E com dúvidas segui até chegar a esse semestre, o último para mim.
Como eu resumiria essa aula?
Com as seguintes palavras da professora:
- Quem lida com pessoas não pode errar! O médico quando erra tira a vida, o professor também.
Essa aula colaborou comigo para ter certeza de que escolhi o curso certo.
Uma aula apenas!

Postado por: Rejane Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário