domingo, 18 de abril de 2010

Importância da Arte na educação

Por muito tempo a arte tem sido deixada a parte da vida do ser humano sendo considerada apenas como uma forma de entretenimento, porém atualmente tem-se percebido sua grande importância e benefício para o desenvolvimento do ser humano.
A arte é um importante instrumento para o desenvolvimento individual, expressão pessoal e cultura. Através do contato com o mundo criativo a criança desenvolve a percepção, imaginação e seu senso crítico (BARBOSA, 2003).
Ferreira (2003), comenta que a arte na educação como livre expressão propicia o desenvolvimento da imaginação, inteligência e sensibilidade na criança. A mesma ainda afirma que educação e artes estão intimamente ligadas, pois não há como se ter uma educação intelectual sem o desenvolvimento do potencial criativo.
Há benefícios que somente a arte e nenhuma outra área de estudo pode oferecer à educação, para o desenvolvimento do educando, por isso o ensino da arte não deveria apenas se preocupar com a aquisição de habilidades específicas da área (formação de músicos, dançarinos, pintores e artistas plásticos, etc.) como também com a formação geral e socioafetiva da criança. (ALMEIDA, 2003 ).
Eisner (1999), afirma que ao realizarem atividades artísticas, as crianças desenvolvem auto-estima e autonomia, sentimento de empatia, capacidade de simbolizar, analisar, avaliar e fazer julgamentos e um pensamento mais flexível; também desenvolvem o senso estético e as habilidades específicas da área artística, tornam-se capazes de expressar melhor idéias e sentimentos, passam a compreender as relações entre partes e o todo e a entender que as artes são uma forma diferente de interpretar e conhecer o mundo. Ao conhecer e compreender melhor a artes, os alunos tornam-se mais sensíveis, capazes de perceber de modo acurado modificações no mundo físico e natural, e também de experimentar sentimentos de ternura, simpatia e compaixão.
As habilidades artísticas propiciam o conhecimento de si próprio, de seus valores, perceptivas e sonhos, pois por meio de imagens visuais, movimentos, desenhos e gestos o aluno expressa conhecimentos , valores e afetos. Por meio das atividades artísticas os alunos aprendem que sentimentos tais como alegria, tristeza e raiva podem ser representados e simbolizados através poesia, teatro, dança e até mesmo desenhos. Com as artes o aluno passa a aprender que o mundo passa a ser mais agradável e completo quando a mesma faz parte da vida. (ALMEIDA, 2003).

BARBOSA, A. M. Inquietações e Mudanças no ensino da arte. 2. Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

FERREIRA, Sueli. O ensino das artes: Construindo caminhos. 2. Ed. São Paulo: Ed. Papirus, 2003.

ALMEIDA, C. M. de C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2003.

EISNER, E. Estrutura e mágica no ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. (org.). Arte educação:leitura no subsolo. São Paulo: Ed. Cortez, 1999.

Postado por: Jaqueline Viesseli


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