domingo, 18 de abril de 2010

INTERDISCIPLINARIDADE

A fragmentação dos conteúdos escolares é algo real no mundo acadêmico, esta realidade gera no aluno falta de estímulo e desinteresse pela aprendizagem.
A interdisciplinaridade tem sido uma ação educativa tanto escolar como das propostas curriculares e do próprio governo procurando reverter à situação fragmentária de nosso ensino atual.
Segunda a LDB nº 9394 / 96, a organização do curricular deve integrar e articular os conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
A interdisciplinaridade ocorre quando ao tratar de um assunto dentro de uma disciplina, você lança mão dos conhecimentos de outra. Cada matéria complementa uma a outra, por exemplo, na visitação de um zoológico podemos trabalhar ciências, em matemática elaborar problemas relativos à visitação e até mesmo na matéria de português solicitar que os alunos desenvolvam um texto sobre o que aprenderam na viagem.
Piaget e Erich Jantsch foram um dos primeiros estudiosos a discutir sobre o tema.
Giordani (2000), fala um pouco sobre Piaget e a interdisciplinaridade, segundo ela Piaget acreditava que deveria se quebrar as barreiras entre as disciplinas, através das relações recíprocas entre os conhecimentos, pois a pedagogia se forma a partir das relações estabelecidas com as demais áreas. Piaget acreditava que a interdisciplinaridade deveria ser o ponto central do ensino.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do educando por isso o educador tem o dever de não ficar estagnado no tempo. Neste mundo globalizado onde tudo interage em si, a própria educação deve priorizar esta integração no currículo.
Assim como o homem não é um ser fragmentado, mais um todo possuindo mente e corpo que estão intimamente ligados, assim deve ser o conteúdo trabalhado dentro de sala de aula.

GIORDANI, Estela Maria. Relações Interdisciplinares na pedagogia: Piaget e Montessori. Edição: 2000 - Vol. 25 - N° 01.
Acesso em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2000/01/r10.htm.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília; MEC/SEF, 1997.

Postado por: Viviane Ancântara

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