domingo, 18 de abril de 2010

Transformações no mundo: passado x presente









Devido ao grande avanço tecnológico da sociedade moderna, pode-se constatar uma série de transformações no mundo.
Entramos na era da Sociedade do Espetáculo ou também chamada SOCIEDADE MIDIÁTICA, onde a intenção final é transformar objetos de todos os tipos em mercadorias, não importando se esses objetos são pessoas, sentimentos ou qualquer outra coisa.
Os programas de televisão seguem uma lógica de mercado capitalista onde a Indústria dita os padrões de programação em busca de resultados econômicos.
Há diferentes ofertas congestionando os espaços urbanos: placas de ruas, galerias dos metrôs, aeroportos, estádios esportivos, ônibus, trens, táxis, salas de cinemas, mesas de bares, topos dos morros, terraços dos edifícios... tudo buscando levar-nos ao consumismo.
O ser humano perdeu seu valor ético, pois vem-sê valorizando, somente o indivíduo com suas riquezas bens e dinheiro, diferentemente da antiguidade onde se estimava a ética, integridade e caráter.

O aumento de pesquisas e o acúmulo de conhecimento científico possibilitaram-nos uma sobrevida mais longa em relação ao passado, porém com menos aproveitamento deste tempo.
As pessoas não passam mais momentos proveitosos com a família, com os amigos, não descansam, não lêem, não passeiam, e se preocupam apenas em acumular dinheiro.
Tudo se transformou em descartável onde a própria família perdeu seu valor e importância. Nossas casas deixaram de estar reservadas apenas à convivência familiar, não há mais um contato pessoal, diálogo nem companheirismo no lar. As relações humanas tendem a vitualizar-se, pois as crianças passam mais tempo em frente à televisão, computador e vídeo game do que com os pais.
O próprio conhecimento também passou a ser descartável. No passado havia mais filósofos e pensadores, pois os livros e a busca pelo conhecimento era algo mais intenso. Valorizava-se o saber. Ao contrário de hoje, onde nossas crianças acomodaram-se e onde televisão e a internet tomaram o lugar dos livros. Os jovens deixaram de serem críticos e autônomos, passando a ser e viver como se fossem “robôs”, seguindo a grande massa, não tendo iniciativa nem idéias próprias.

Obs. As imagens anteriores apesar de diferentes se relacionam entre si. As mesmas demonstram de forma direta as transformações que ocorreram no mundo durante anos. Estas imagens se tornam intertextuais, porque existe um diálogo entre elas, o próprio texto demonstra de maneira clara a relação existente entre elas.

Postado Por: Jaqueline Viesseli




Um comentário:

  1. Procurei neste texto, trazer um panorama histórico das transformações de nossa sociedade, além também de demonstrar de maneira efetiva o contraste que existe entre o passado e presente.

    Ass: Jaqueline Reis Bispo Viesseli

    ResponderExcluir