terça-feira, 25 de maio de 2010

Alfabetização e Letramento

No dia 13 de março, a professora Denise Moura ministrou uma aula explicando o que é Letramento e Alfabetização e qual a diferença entres eles.
Segundo ela o processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando seu campo de leitura através da alfabetização.
Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este, ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com a leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente não se considera mais como alfabetização quem apenas consegue ler e escrever seu nome, mas quem sabe interpretar e escrever um bilhete simples.
Através desta aula pude compreender que o letramento decorre das práticas sociais de leitura e escrita que existem em diferentes contextos envolvendo a compreensão e expressão lógica e verbal da escrita. Enquanto que alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidades leitura e escrita.
Gostei desta aula porque até então, não entendia sobre o assunto, na verdade não havia refletido sobre a diferença de letramento alfabetização.

Postado por: Rejane de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário