quarta-feira, 5 de maio de 2010

Português: Trabalhando com a metáfora e a metonímia

Objetivos
1) Conhecer duas das principais figuras de linguagem: a metáfora e a metonímia;
2) Reconhecer o emprego das figuras de linguagem em diferentes contextos lingüísticos;
3) Analisar as funções da metáfora e da metonímia em textos específicos;
4) Analisar diferentes tipos de texto (poético e publicitário) nos quais há o emprego de figuras de linguagem.

Ponto de partida
Leitura atenta de dois textos: a letra da canção Metáfora, de Gilberto Gil, e um anúncio publicitário.

Metáfora - Gilberto Gil

Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: LATA
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma META existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: META
Pode estar querendo dizer o inatingível.
Por isso não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta TUDO/NADA cabe
Porque o poeta sabe fazer
Com que na lata venha a caber o incabível.
Deixe a lata do poeta. Não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
META dentro e fora
LATA absoluta
Deixe-a simplesmente: METÁFORA.

Comentário
A atividade pode ser desenvolvida em dois tempos, o primeiro para o estudo da metáfora e o segundo para o estudo da metonímia. A aula pode ser desenvolvida pelo professor junto com toda a classe. Se houver o recurso da lousa digital, a aula pode se tornar ainda mais interessante. Outra opção é dividir a classe em dois grupos. Cada grupo trabalha com uma das figuras de linguagem. Ao final da atividade, toda a classe se reúne para discutir as conclusões das atividades.

Estratégias
A. Para o estudo da metáfora:
1) Levantar o vocabulário da letra da canção Metáfora e explicar a razão de algumas palavras aparecerem de forma destacada;
2) Explorar o jogo com as palavras "meta" e "lata";
3) Recapitular o conceito de metáfora e analisar o verdadeiro objetivo do uso desse recurso;
4) Interpretar o sentido de metáfora na letra de Gilberto Gil.
B. Para o estudo da metonímia:
1) Analisar os elementos do anúncio, como slogan, texto e imagem;
2) Explorar os objetivos do anúncio e as características do anunciante e do produto;
3) Abaixo da bandeira do Brasil está escrita a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Qual o significado da frase e da modificação da bandeira do nosso país?
4) Acima da bandeira, há uma imagem de duas árvores derrubadas e entre elas a frase "Quer continuar a respirar?". Relacionada com a frase, que outra idéia as árvores derrubadas nos sugerem?
5) Ressaltar a importância da ONG, a mensagem e as suas principais características.

*Fátima Rodrigues é professora de língua portuguesa do Colégio Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário